quinta-feira, 29 de maio de 2014

ATIVIDADE DE REVISÃO

1.Um aluno reuniu estrela-do-mar, ouriços-do-mar, pepinos-do-mar, corais, polvos e lagosta em um único grupo. Quais desses animais não deveriam estar nesse grupo? Por que?
2.Se você precisasse fazer uma pesquisa observando equinodermos no seu hábitat natural, poderia escolher um rio ou lago para essa tarefa? Justifique sua resposta.
3.O sistema ambulacrário é uma característica exclusiva e muito importante dos equinodermos. Quais são os papéis desse sistema?
4.Que tipo de vantagem os “espinhos” dos equinodermos trazem a esses animais?
5.Os artrópodes apresentam várias características que os distinguem dos outros invertebrados. Que característica deu nome a esse filo animal?
6.As pernas articuladas representam uma vantagem adaptativa para os artrópodes. Cite exemplos dessa vantagem:
7.Identifique a qual classe de artrópode cada animal pertence:
a. Abelha:
b. Escorpião:
c. Barata:
d. Piolho-de-cobra:
e. Camarão:
f. Centopeia:
g.Caranguejo:
h.Aranha:
8.Escreva o número de pernas de cada animal:
a.Crustáceos
b.Insetos
c.Aracnídeos
d.Quilópodes
e.Diplópodes
9.Escreva (V) para as frases verdadeiras ou (F) para as falsas:
a.(   ) Os artrópodes são vertebrados e possuem esqueleto interno.
b.(   ) Os artrópodes possuem patas articuladas.
c.(   ) O carrapato é um aracnídeo.
d.(   ) O siri e o caranguejo são aracnídeos.
e.(   ) A barata e o mosquito são insetos.
f.(   ) O escorpião é um inseto.
g.(   ) As aranhas sofrem metamorfose.
h.(   ) O corpo das aranhas é dividido em cefalotórax e abdômen.
i. (   ) Os artrópodes possuem sistema digestório completo.
j. ( ) Os insetos polinizadores auxiliam na reprodução de muitas plantas.
10.Faça esquema representando os tipo de aparelho bucal dos insetos abaixo:
a.Mosquito:
b.Abelha:
c.Borboleta:

d.Gafanhoto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário