quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Atividade 3.4 - Projeto Interdisciplinar Sobre Inclusão Digital


PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE INCLUSÃO DIGITAL
IDENTIFICAÇÃO
Cursistas: Janete Grutka, Juliana de Souza e Silva, Kelly Micheline Lira da Silva e Marise de Castro Bessa.
Escola: Escola Estadual Lobo D’Almada – Boa Vista – Roraima
Série: 5ª e 6ª          Número de alunos: 5ª – 181  /  6ª – 193
Professores envolvidos: Janete Grutka (Ciências), Juliana de Souza e Silva (Matemática), Kelly Micheline Lira da Silva (Língua Portuguesa), Marise de Castro Bessa (Língua Inglesa) e Sílvia de Fátima Portela dos Santos (Metodologia do Trabalho Científico/Informática).
PROBLEMÁTICA
A falta de acesso por parte de alguns alunos às novas tecnologias diminui o interesse no seu desenvolvimento cognitivo. A curiosidade do aluno pelas novas tecnologias permitirá melhoras nas situações de aprendizagem propostas pelo professor
OBJETIVO GERAL
Propiciar aos alunos de 5ª e 6ª séries oportunidades de interação com as novas tecnologias;
Desenvolver o senso crítico e prepará-los para enfrentar os desafios da sociedade tecnológica;
Viabilizar o acesso e despertar a curiosidade no aluno para uma busca contínua e se inserir no mundo das tecnologias;
Integrar as disciplinas envolvidas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver a capacidade do raciocínio lógico;
  • Reconhecer e fixar os números;
  • Treinar a operação de multiplicação através do jogo da tabuada;
  • Desenvolver habilidades de concentração;
  • Identificar o Ciclo de vida das plantas utilizando-se do ciclo da água;
  • Conhecer o que é certo ou errado na prevenção da dengue;
  • Conhecer e caracterizar os biomas brasileiros;
  • Melhorar a escrita e a leitura através de produção de textos, tanto na Língua Portuguesa quanto na Língua Inglesa.
CONTEÚDOS
  • Leitura, interpretação e ortografia
  • Multiplicação e divisão de números naturais;
  • Adição e subtração de números naturais;
  • Resolução de problemas envolvendo as quatro operações
  • Árvore virtual (Partes e ciclo da vida)
  • Água: Ciclo da água
  • Biomas brasileiros
  • Dengue
  • The alphabet
  • The table trees
  • Numbers
  • Colors
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Ciências, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Metodologia do Trabalho Científico

METODOLOGIA
As atividades serão realizadas no laboratório de informática da referida unidade escolar, com orientação dos professores, para reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula das disciplinas envolvidas neste projeto. Cada professor utilizará atividades diversas, tais como: aula expositiva, trabalho em grupo, jogos, pesquisa, discussão, leitura e interpretação de textos, apresentação dos trabalhos pelos alunos através do Impress. Todas as atividades propostas têm o objetivo de despertar o interesse pelas tecnologias e incluir os alunos na era digital.
Será desenvolvido no 3º bimestre.

RECURSOS
Data show, vídeos, computador, internet, sites educativos, caça palavras, cruzadas, revistas, histórias em quadrinhos, livros

REGISTRO DO PROCESSO
Será feito através de trabalhos produzidos, fotos, relatórios.

AVALIAÇÃO
A avaliação se dará coletivamente de forma crítica e construtiva para que se garanta a eficácia do trabalho e a partir do desempenho e participação dos alunos nas atividades.
A avaliação deve ser formativa para que alunos e professores busquem solucionar problemas que naturalmente surjam no decorrer da aplicação do projeto.

DIVULGAÇÃO
Cartazes, painel, através do mural da Escola.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia educacional. Política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes. 2002.
VALENTE, Armando (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Ed. da UNICAMP/NIED, 1993.

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