sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Atividade 4.4 – Planejando a produção de um documento multimídia


Planejando a produção de um documento multimídia
Disciplina: Ciências.
Tema: Biomas Brasileiros.
Duração: 3 aulas de 50 minutos.
Estratégia: As atividades planejadas foram desenvolvidas no laboratório de informática da escola, e reforçadas em casa.
Recursos utilizados nas aulas: computador, internet, sites de pesquisa
Objetivos:
· Propiciar aos alunos de 5ª séries oportunidades de interação com as novas tecnologias;
·  Desenvolver o senso crítico e prepará-los para enfrentar os desafios da sociedade tecnológica;
· Viabilizar o acesso e despertar a curiosidade no aluno para uma busca contínua e se inserir no mundo das tecnologias;
· Integrar as disciplinas envolvidas.
· Conhecer e caracterizar os biomas brasileiros
Durante as aulas no laboratório: Projeto Interdisciplinar sobre a inclusão digital foi divulgado entre os alunos com a colaboração dos professores envolvidos, deixando claro que os trabalhos seriam desenvolvidos na sala de aula e na sala de informática. Foram apresentados os conteúdos a ser estudados, a metodologia do trabalho e estabelecidas as regras comportamentais e de convivência. Os alunos foram orientados em sala de aula para acessar a internet em busca de informações sobre os Biomas Brasileiros e anotá-las no caderno. Após as pesquisa, foram selecionadas as informações que seriam utilizadas na produção dos slides. Os alunos produziram os slides. Alguns conseguiram produzir os slides na sala de informática, outros optaram para a apresentação através de cartazes. Apresentação do seminário Biomas Brasileiros. Cada aluno que produziu a sua apresentação com slides apresentou individualmente. As aulas foram divertidas,  enfim os recursos tecnológicos integrados aos conteúdos despertaram o interesse  e estimularam a aprendizagem, foi muito bacana.
Avaliação: A avaliação do processo de ensino-aprendizagem compreendeu a participação, as anotações feitas, e o desenvolvimento do aluno como um todo, valorizando as diferenças e o desempenho do aluno no decorrer do projeto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário